Você já ouviu falar em xerostomia? Essa é uma condição associada a baixa produção de saliva pelas glândulas salivares que ocasionam a boca seca.
Contudo, você sabe o que causa essa xerostomia? Leia sobre o assunto para entender um pouco mais sobre as causas e os tratamentos.
Contents
- 1 O que é a xerostomia?
- 2 Qual é o importante papel da saliva?
- 3 Quais são as principais causas desse ressecamento bucal?
- 4 Pacientes que estão em tratamento de câncer, podem ter xerostomia?
- 5 Lesões das terminações nervosas podem interferir na produção salivar?
- 6 Quais são as opções de tratamento para xerostomia?
O que é a xerostomia?
A xerostomia é uma queixa comum entre os mais idosos e ela ocorre em cerca de 20% da população. Essa condição pode gerar desconforto, interferir na fala, na deglutição, dificultar o uso de próteses dentárias e causar o famoso mau hálito.
Por isso, é importante fazer um convenio odontologico empresarial, porquanto se houver xerostomia irão ocorrer alguns problemas que fará com que o paciente tenha de ir ao dentista.
Ela também pode prejudicar a higiene bucal ao provocar uma diminuição do pH oral e um aumento do crescimento bacteriano.
A xerostomia, se não tratada, pode provocar alterações graves na boca como cavitação dental grave e candidíase oral.
Qual é o importante papel da saliva?
A saliva tem um importante papel na manutenção da saúde bucal mantendo a lubrificação da boca e a deglutição de alimentos.
A falta de saliva pode resultar, algumas questões como:
- Aumento de cáries dentárias;
- Infecções orais;
- Problemas periodontais;
- Dificuldades para engolir;
- Dificuldade na fala;
- Disfunções na mastigação.
Por isso, ao observar a boca seca é importante ir ao dentista do plano dental para empresa, porque é fundamental que ela seja diagnosticada rapidamente e o seu desenvolvimento seja prevenido, para evitar graves problemas.
Quais são as principais causas desse ressecamento bucal?
Existem algumas causas para que uma pessoa tenha a xerostomia e uma delas é o uso de medicamentos.
Existem muitos medicamentos que podem causar a boca seca, inclusive aqueles que são sem receita para alergias, sintomas de resfriado, remédios prescritos para hipertensão, diabetes e problemas psiquiátricos.
Todos esses medicamentos podem causar a boca seca, por isso, é sempre importante fazer o acompanhamento com o dentista do odonto empresarial, pois ele conhece o seu histórico médico, sendo assim, consegue saber se está sujeito à xerostomia ou não.
Pacientes que estão em tratamento de câncer, podem ter xerostomia?
Pacientes que estão em tratamento de câncer também podem sofrer esse mal. Isso porque a radiação das glândulas salivares durante uma radioterapia, para o câncer de cabeça ou de pescoço, pode provocar a xerostomia.
Esse ressecamento poderá ser temporário ou permanente e deve ser acompanhado pelo dentista do plano dentario empresarial.
Lesões das terminações nervosas podem interferir na produção salivar?
Lesões das terminações nervosas causadas por traumas na cabeça ou pescoço também podem causar a boca seca.
Alguns nervos transmitem mensagens entre o cérebro e as glândulas salivares, se eles forem danificados, podem não ser capazes de dizer as glândulas salivares para produzir saliva e isso resulta na boca seca.
Existe também uma doença chamada síndrome de Sjögren, ela afeta uma parte da população mundial e a maior parte delas possui mais de 40 anos de idade, no momento do diagnóstico.
É uma doença autoimune caracterizada por olhos secos e boca seca, nessa doença sistema imunológico do corpo ataca suas próprias células saudáveis que produzem a saliva e a lágrima.
Quais são as opções de tratamento para xerostomia?
Para evitar a xerostomia, é importante fazer a hidratação do organismo bebendo mais água, pelo menos 2 litros por dia, de forma fracionada.
Para tratá-la, é necessário saber a causa e, a partir disso, será iniciado o tratamento específico.
Por isso, o dentista irá fazer um questionamento para o paciente bastante detalhado levando em consideração todas as questões principais das causas.
Em termos de tratamento, o paciente poderá fazer por meio de saliva artificial e bochechos que facilitam que a boca permaneça lubrificada de forma mais adequada para que a mucosa não sofra.
Além de produtos específicos que servem para estimular o funcionamento das glândulas salivares e a laserterapia para que elas possam ser estimuladas.
Na medida em que o paciente tem a boca seca, ele tem outros agravantes, como a facilidade na proliferação de bactérias.
Assim, é importante fazer o acompanhamento com especialista e entender perfeitamente como funciona o plano odontológico da empresa para que possa usufruir dos seus benefícios. Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.