Entenda um pouco mais sobre a geração que cresceu inserida no meio tecnológico e conheça suas características
Você já deve ter ouvido várias pessoas falarem sobre os millennials e como eles têm características próprias e acabam virando meme para as gerações mais novas. Não é de hoje que as diferenças entre os millennials e a geração Z viram pautas de várias discussões e debates.
Mas deixemos de lado essas diferenças, pois estamos aqui para falar dos nativos digitais. Você provavelmente não deve ter ouvido esse termo muitas vezes, mas é assim que denominamos as pessoas que nasceram cercadas por tecnologia e que muitas vezes apresentam uma habilidade natural para mexer e conviver com todas essas inovações.
Os nativos digitais podem até ser chamados de geração Z, mas isso não se limita à geração das redes sociais. Alguns millennials também apresentam facilidade na hora de aprender algo relacionado à tecnologia — claro que não na mesma velocidade que alguém mais novo. Os nativos digitais nasceram nesse mundo, então para eles qualquer que sejam os dispositivos eletrônicos, é como beber água, ou seja, algo simples e parte da rotina.
Para você não se sentir perdido ao usar o termo, ele foi criado em 2001, pelo especialista em educação Mark Prensky, que em seu estudo usou o termo para se referir a quem se desenvolveu socialmente no mundo da tecnologia. É claro que lá em 2001 a tecnologia era outra, e com o passar dos anos as coisas foram evoluindo, parecendo não existir um limite para toda essa evolução. Um detalhe importante: um nativo digital é toda pessoa que nasceu depois dos anos 1980.
Para você ficar por dentro desse universo, confira algumas características que definem os nativos digitais.
Contents
Facilidade em selecionar e obter informações
Uma das facilidades dos nativos digitais é em como eles conseguem ser praticamente autodidatas, fazendo com que qualquer meio de comunicação se torne fácil de mexer. Um exemplo: se eles estão em uma sala de aula e não conseguem entender o que está sendo explicado, eles simplesmente procuram no próprio celular sites que tenham uma explicação melhor, às vezes ampliando o tema para além do que foi pedido.
Só se comunicam através de mensagens de texto e áudio
Se um dia se comunicar através de ligações foi algo revolucionário e extremamente necessário, hoje em dia os nativos digitais passam longe desse meio de comunicação. Para eles, é importante que tudo seja instantâneo. Por isso, nada de ligações, eles amam mensagens de texto e áudio, que são enviados para qualquer lugar do mundo.
Realizam múltiplas tarefas
Outra característica dos nativos digitais é que eles fazem várias coisas ao mesmo tempo e não gostam de desperdiçar o dia fazendo apenas uma coisa. Eles almoçam enquanto ouvem podcasts, fazem exercícios enquanto leem e trabalham enquanto rolam pelo feed das redes sociais. Pode ser difícil de acompanhar o ritmo dessa geração, que está ligada em tudo que está acontecendo, tudo ao mesmo tempo.
Apresentam dificuldades em se concentrar
Em contrapartida ao fato de os nativos digitais serem multitarefas, tem o fato de que eles nem sempre conseguem focar em apenas uma coisa, tendo dificuldades para se concentrar. Como eles fazem várias coisas ao mesmo tempo, o cérebro tem mais dificuldade em se manter focado por mais tempo.
Sempre valorizam cooperação e colaboração
Uma das principais características dos nativos digitais é que eles sempre estão em grupos, fazendo parte de uma “tribo”. Com isso, estão sempre conscientes do que está acontecendo, compartilhando conhecimento. Por exemplo, em um grupo de amigos nativos digitais, todos eles vão querer a opinião um do outro na hora de escolher alguma coisa, levando em consideração o que os outros falam.