Onboarding de clientes: 3 dicas de como aplicar

Onboarding de clientes: 3 dicas de como aplicar

Visando garantir que os clientes tenham uma boa impressão sobre os produtos ou serviços que desejam contratar de uma companhia, o onboarding de clientes é uma ação que se tornou indispensável para empresas dos mais variados segmentos do mercado.

Há muito pouco tempo, a experiência de um cliente com as diferentes marcas presentes no mercado não recebia tanta importância e a devida atenção. Mas, com o tempo, todo esse processo foi mudando, trazendo mudanças importantes para essas situações.

Como não poderia deixar de ser, a atenção e a dedicação que são ofertadas ao cliente que entra em contato com uma companhia precisam ser as melhores possíveis, pois podem impactar de maneira determinante o que será de uma negociação.

Onboarding de clientes

Diante de tudo isso, cada vez mais surgem ferramentas que auxiliam na tratativa das empresas com os seus clientes, e uma delas se trata justamente do onboarding dos clientes.

A proposta desse tipo de ação é bastante simples: o cliente que chega em uma que vende peças de roupa, como camiseta regata branca lisa, vai se deparar com uma abordagem que mostra os benefícios que ele terá ao adquirir o produto.

Essa mesma abordagem pode ser feita por empresas do segmento de serviços, pois o principal objetivo do onboarding do cliente é permitir que ele entenda como pode aproveitar o que está adquirindo para suprir as suas necessidades da melhor forma possível.

Entender melhor sobre o que é o onboarding de clientes é fundamental para o sucesso de uma empresa. Por isso, neste artigo é possível entender mais sobre o tema, sabendo o que é o onboarding, qual a importância dele e conhecer dicas de aplicação.

Em que consiste o onboarding de clientes?

É muito comum ouvir que um colaborador que foi admitido em uma nova empresa, como as que produzem pulseira personalizada com nome para festa, passe por uma etapa que se chama onboarding. Nesse momento, ele conhece melhor a estrutura da companhia.

Com os clientes, o processo pode ser replicado de maneira interessante e adaptada, pois integrar o novo comprador às fases do processo de compra é um caminho que pode trazer bons frutos.

O onboarding do consumidor se trata de apresentar ao consumidor o que ele vai adquirir ao decidir realizar uma compra. Assim, o colaborador da empresa precisa explicar como o comprador toda a configuração do uso do produto ou serviço adquirido.

clientes

De modo geral, o onboarding de clientes tem objetivos bastante específicos, que ajudam a empresa a oferecer a melhor experiência possível para o seu público. São eles:

  • Entregar valor para o cliente;
  • Estimular o uso do produto ou serviço pelo cliente;
  • Oferecer suporte para o comprador;
  • Fidelizar o consumidor.

Sendo assim, quando o cliente entra em uma loja para comprar uma cadeira gamer roda silicone, por exemplo, o vendedor tem a função de garantir que o comprador tire o maior proveito possível da sua compra.

Isso se dá justamente no processo de explicar como o produto funciona e quais as soluções que ele trará para quem o comprou. Essa é uma forma interessante e eficiente de promover todo o suporte necessário para os compradores.

Dessa forma, o ideal é que o onboarding seja realizado sempre que a venda acontecer, seja durante o fechamento da compra ou após o pagamento.

Afinal, nesse período o cliente está bastante engajado na sua compra, o que é uma característica que ajuda o vendedor a fazer com que o cliente saia do negócio satisfeito e fidelizado.

Nesse sentido, o onboarding não deve ser visto como apenas mais uma etapa do protocolo de vendas, mas sim uma fase que permitirá que o cliente entenda o que está adquirindo e o quanto o produto ou serviço garantirá que ele desfrute de vantagens importantes.

Saiba a importância do onboarding de clientes

atendimento clientes
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O onboarding de clientes pode ser uma das ações de maior importância dentro do processo de vendas da empresa. Isso porque ele garante alguns benefícios que podem impactar a visão do comprador sobre a marca e garantir o nível de satisfação com a compra.

O primeiro ponto que merece destaque na realização do onboarding de clientes é o fato de que ele proporciona um suporte para que a utilização do produto ou serviço seja feita da maneira adequada.

Assim, o aluno que se matricula em um curso de massagista profissional, por exemplo, sabe exatamente como funcionarão as aulas, o que garante que ele utilize os materiais no tempo certo e possa absorver melhor todo o conteúdo que foi transmitido.

Ao mesmo tempo, o onboarding de clientes é uma maneira de fortalecer o relacionamento com o público. Afinal, quanto maior e melhor for o suporte que o comprador receber sobre o seu pedido, melhor será a utilização dele e a satisfação com a compra.

Em paralelo, o cliente se sente devidamente respeitado e valorizado pela companhia, já que a sensação que ele poderá desfrutar é a de que a empresa não está apenas preocupada em vender, mas sim em atender às necessidades do seu público.

Diante de tudo isso, um cliente que precisou de uma impressão de planta baixa, e que recorreu aos serviços de uma empresa que realizou o onboarding não apenas ficará satisfeito com a sua compra, mas também se tornará um divulgador do negócio.

Toda essa relação pode ainda render muitos mais frutos, uma vez que um cliente satisfeito sempre volta a fazer negócios com a empresa pela qual foi atendido com excelência, e recomenda os seus produtos e serviços para outras pessoas com frequência.

De que forma realizar o onboarding de clientes?

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Depois de entender melhor sobre o que é o onboarding de clientes e a importância dele para as empresas e clientes, é interessante dar o próximo passo e saber como é possível aplicá-lo no dia a dia da companhia.

1. Conhecer os clientes

Não há empresa, hoje em dia, que não precise conhecer bem os seus clientes. De fato, quanto mais se sabe sobre o perfil dos potenciais compradores de um painel de led para propaganda externa, por exemplo, melhor serão as estratégias de atendimento.

Sendo assim, uma das principais dicas para aplicar o onboarding de clientes é conhecer as características comuns entre os compradores e, dentro de uma jornada de venda, conseguir entender ainda mais as necessidades daquele cliente em especial.

Com todos esses dados em mãos, é possível oferecer um atendimento personalizado, o que quer dizer que a companhia se torna devidamente apta a suprir as necessidades do comprador e a garantir que ele terá o que precisa.

2. Desenvolver modelos de atendimento

Outro aspecto interessante de aplicação do onboarding de clientes é definir qual o modelo ideal de atendimento de acordo com o perfil do público.

Há, por exemplo, profissionais que prestam consultorias para empresas, como buffet para jantar de casamento, ou para pessoas físicas, atendendo a uma demanda específica.

A depender do perfil do cliente que será atendido, pode ser interessante oferecer esse serviço de maneira online, em um ambiente virtual. No entanto, outra possibilidade é prestar o serviço de consultoria presencialmente, para auxiliar em ações específicas.

Por isso, a depender do nicho em que a empresa atua, entender qual é o perfil do seu público para desenvolver um modelo de atendimento adequado é essencial para o sucesso do onboarding de clientes.

3. Acompanhar feedbacks

Entender a opinião dos clientes após o processo de onboarding pode ser um fator fundamental para o aprimoramento do trabalho realizado pela companhia nas mais diversas etapas de atendimento oferecido.

De fato, após finalizar a venda de um banner lanchonete, uma ação interessante é enviar uma pesquisa ao comprador, para que ele possa descrever as impressões que teve no atendimento e no processo de onboarding de clientes.

Com essas informações devidamente recebidas, a companhia poderá ter uma maior noção de como está o nível de satisfação do cliente com o suporte recebido, podendo assim perceber se há a necessidade de mudanças ou se o processo está satisfatório.

Além disso, toda companhia que se mostra preocupada com a experiência do seu cliente se mostra muito mais humanizada e preocupada com a satisfação do seu público e faz com que ele se fidelize ao negócio com mais facilidade.

Considerações finais

Não há como negar que a experiência proporcionada pelas empresas hoje faz toda a diferença no nível de satisfação e no grau de fidelização dos seus consumidores. Sendo assim, nada mais importante do que investir em ações voltadas para isso.

O onboarding de clientes é uma solução que atua justamente nesse sentido, uma vez que ajuda o comprador a desfrutar da maneira ideal da sua compra e faz com que ele saiba exatamente o que pode esperar do produto ou serviço adquirido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.