Você está preparando a sua próxima viagem para o nordeste e ainda não definiu o destino? Veja por que Aracaju precisa estar no seu roteiro e o que fazer na Orla de Atalaia
O nordeste brasileiro é uma das regiões mais visitadas do país. E a fama não é à toa: essa região possui praias belíssimas e paisagens paradisíacas que se transformam em desejos cobiçados para qualquer viagem!
Embora alguns estados costumem atrair mais turistas, como é o caso da Bahia, de Recife e de Alagoas, todos os estados nordestinos possuem lugares belíssimos a serem conhecidos.
Um deles é Sergipe, o menor estado do país em extensão territorial, com 22.050km2 (o que corresponde a 0,26% do território brasileiro). Um dos principais pontos turísticos da capital sergipana é a Orla de Atalaia. Antes de visitar as praias de Aracaju, veja o que é possível fazer nesta orla!
Contents
Passarela do Caranguejo
Esse é o ponto mais conhecido da Orla de Atalaia. O caranguejo é considerado o mascote de Sergipe, já que é uma das iguarias culinárias mais apreciadas pela população local.
Nessa passarela, há uma escultura de 2m30 de altura e 7m de largura em fibra de vidro. Criada pelo artista sergipano, ela marca um dos lugares mais procurados por quem deseja comer em alguns dos melhores restaurantes da cidade e curtir uma boa música ao vivo (desde forró até MPB).
Embora o caranguejo seja bastante apreciado, essa Passarela oferece diversas opções gastronômicas, desde a igualmente tradicional carne-de-sol, peixes, creme de macaxeira com charque e petiscos como pastéis de queijo e dadinhos de tapioca. Não deixe de conhecer as caipirinhas feitas com frutas regionais como o cajá e a acerola!
Projeto Tamar
Também conhecido como Oceanário de Aracaju, o Projeto Tamar é outro ponto turístico bastante popular e interessante na Orla de Atalaia. A construção possui formato de tartaruga e fica praticamente em frente ao Aquarios Praia Hotel.
Esse é um dos oceanários mais interessantes do Brasil, com cerca de 18 aquários que abrigam mais de 70 espécies (desde peixes, cavalos-marinhos até tubarões). O ingresso para visitar o Projeto Tamar custa em torno de R$30.
Passarela do Artesanato e centro cultural
Bem perto do Projeto está a Passarela do Artesão — lugar obrigatório para quem adora conhecer o artesanato local. Essa passarela possui dezenas de boxes onde os visitantes podem comprar produtos típicos, artesanatos, roupas, bijuterias e algumas lembranças para presentear pessoas queridas.
Perto da Passarela do Artesanato, é possível visitar o Centro de Arte e Cultura J. Inácio, que organiza exposições de artesãos de todo o estado, desde escultura em cerâmica até rendas, pinturas, entre outros exemplos. José Inácio foi um dos ícones das artes plásticas sergipanas.
Croa do Goré
Essa pequena ilha é outra grande atração da Orla de Atalaia, só podendo ser visitada quando a maré está baixa. Caso contrário, só se pode chegar nela a partir de embarcações que saem da Orla do Pôr do Sol na praia do Mosqueiro.
O trajeto até a ilha é repleto de belezas naturais como ilhas fluviais e manguezais (um dos biomas locais mais típicos). O local possui uma boa infraestrutura turística, como bares e restaurantes com o melhor da gastronomia sergipana.
Praia
É claro que uma boa praia não poderia faltar. A Praia de Atalaia possui águas cristalinas e mornas — ótimas especialmente para as pessoas que podem passar boa parte do dia relaxando no mar.
A praia também possui uma extensa faixa de areia e boa parte do mar local é raso, com ondas tranquilas. É preciso atravessar passarelas de madeira na orla do Atalaia para chegar até a praia, que possui uma boa infraestrutura com quiosques e barracas para quem curte aproveitar a praia com conforto e curtindo uma bebida refrescante e uma comida deliciosa!