Saiba como preparar uma mesa com tudo de melhor que um brunch entre amigos precisa
Não tem nada melhor do que reunir os amigos para colocar o papo em dia, saber das novidades e passar horas rindo e conversando sobre todo tipo de assunto que surgir. Esse costuma ser um momento descontraído e leve, no qual o importante é estar com as pessoas que são especiais.
Sabemos como é difícil reunir todo mundo nos dias de hoje, visto que a correria do dia a dia acaba deixando esses momentos em segundo plano. Mas, se mesmo com todas as dificuldades, você quiser reunir seus amigos, existe um jeito simples de fazer isso: um delicioso brunch.
Caso você não saiba o que é um brunch, a gente vai te explicar rapidinho e você ainda vai aprender como montar um conjunto para a mesa ficar linda. Simplificando, um brunch nada mais é do que a forma perfeita de misturar café da manhã e almoço em uma só ocasião. A ideia principal do brunch é ser um substituto para essas refeições, quando o pessoal não quer acordar tão cedo para um café da manhã.
O brunch ideal é entre 10h e 11h da manhã, e pode ir até às 16h da tarde. Além disso, ambientes externos são os mais procurados por quem quer chamar todo mundo e fazer um brunch agradável e delicioso.
Abaixo a gente te mostra como montar um brunch lindo, colorido e cheio de coisas deliciosas.
Como montar a mesa do seu brunch
O brunch não é um jantar chique e nem um almoço extremamente cheio de regras, é um encontro informal que deve ser leve, sem muitas exigências. Para decorar a sua mesa da melhor maneira, comece escolhendo um tema e defina se vai ter alguma cor predominante ou alguma estampa. Isso vai ajudar a compor o ambiente como um todo.
Uma coisa que faz toda diferença é a escolha do lugar, prefira sempre lugares abertos, como varandas e quintais, onde o ar fresco é predominante. Dessa forma, você faz com que o brunch seja mesmo um momento de descontração.
Existem dois modos de montar a mesa para um brunch: a primeira, é usar uma mesa bem grande para dispor os pratos e todos os itens e, no meio, colocar as receitas e as bebidas; outra maneira é colocar em uma mesa todos os comes e bebes, e em outra apenas os itens, como pratos, talheres e copos.
Como dissemos antes, definir um tema para o brunch também é importante. Já que ele pode ser feito entre 11h da manhã e 16h da tarde, uma dica é não abusar muito nas cores. Prefira sempre tons mais claros ou estampas mais calmas, que não sejam extravagantes demais para o momento. Outra dica é colocar arranjos de flores na mesa. Esse toque deixa tudo mais especial e bonito. De maneira geral, prefira sempre tons pastéis e arranjos que tenham flores mais delicadas.
É claro que tudo isso é uma questão de gosto. Caso você prefira cores vibrantes, uma cor que pode ser usada é o verde e o azul, que contrastam muito bem com o fim de tarde.
As comidas que não podem faltar
Essa é de longe a melhor parte de um brunch. Já que sempre existem muitas opções, o céu é o limite. Geralmente, a maioria dos brunchs segue uma linha simples de refeições, com entrada, prato principal e sobremesa. No entanto, isso não é uma regra. Você pode preparar comidas que se complementam e fazem sentido dentro do que você quer.
Falando de modo geral, todo brunch precisa ter:
- frios, como presunto e queijo e qualquer tipo de embutido;
- pães diferentes, como de fermentação natural e pães de queijo;
- geleias doces e salgadas, como uma boa geleia de amora e outra de pimenta;
- iogurte é opcional, mas é sempre bom ter pelo menos uma opção;
- ovos mexidos ou uma boa omelete, que pode ser acompanhada de bacon, por exemplo;
- frutas também são sempre bem-vindas — morango, uva e mamão são as mais tradicionais.
É claro que não podemos esquecer do café bem quentinho, mas tenha também opções de chás e sucos naturais.
Portanto, o brunch perfeito quem vai escolher é você, e ele muda de acordo com a preferência do seus convidados, podendo ser adaptado de diferentes formas.