Aprender como fazer SEO é uma etapa importante na otimização de sites. Afinal, as estratégias que o SEO fornece garantem maior visibilidade para o site, colocam sua empresa no mapa, dentre várias outras vantagens.
O SEO é apenas uma das estratégias disponíveis no marketing digital, mas ela possui um peso de alta relevância na hora de colocar na balança. Um site ou uma loja virtual não conquistam bons resultados orgânicos sem essa opção de otimização.
Por isso, quando se está no meio digital, é importante conhecer o SEO, suas técnicas e, claro, como colocá-lo em prática.
Contents
O que é SEO?
Search Engine Optimization (SEO), otimização para mecanismos de busca, trata-se de uma variedade de técnicas e estratégias que garantem a otimização de sites, lojas virtuais, blogs, dentre outros, com o intuito de conseguir um melhor posicionamento no Google e nos demais buscadores.
O SEO garante seus resultados orgânicos, ou seja, sem precisar investir para que o seu conteúdo apareça nas melhores páginas e seja visto pelo usuário.
Por que fazer SEO?
Chamamos de otimização de sites as práticas que são realizadas com o intuito de melhorar o posicionamento de um site, ou uma página, no Google.
Quando falamos de SEO, estamos falando de técnicas e estratégias que foram muito bem pensadas para garantir que seja possível alcançar essa otimização e, consequentemente, um bom posicionamento nos canais de busca.
Essa importância da otimização para um negócio online é o que faz o SEO ser indispensável. Não existe uma única resposta para a pergunta “por que fazer SEO?”, afinal, são muitas as vantagens que essa prática oferece, mas pode-se dizer que a resposta seria “para ter mais presença digital que os seus concorrentes”.
Para que o seu site seja o melhor, é preciso haver dedicação ao SEO. Por meio dele, surgem os melhores resultados.
Como fazer SEO?
Para começar, é necessário criar um planejamento com base em seus objetivos e metas. A partir desse planejamento, será possível pensar nas técnicas e estratégias de SEO para o seu site.
O ideal é garantir que seja feito um SEO 360, que seria a abordagem das três técnicas consideradas essenciais para uma boa estratégia. São eles: otimizações técnicas, criação de conteúdo e estratégias de link building.
Otimizações técnicas
As otimizações técnicas são várias pequenas ações que irão fazer toda a diferença no resultado final do seu site. Dentre essas técnicas, temos: heading tags; Tags title e meta description; Alt text e tamanho das imagens; Compressão de Javascript e CSS; e links quebrados.
Um simples detalhe pode acabar atrapalhando a sua estratégia de SEO. Por exemplo, imagens muito pesadas podem sobrecarregar o site e demorar muito na hora do carregamento. Isso fará com que menos pessoas acessem o seu site, pois muitas delas irão desistir antes mesmo que conclua o carregamento.
Cuidado dessas técnicas, você estará cuidando do seu SEO.
Criação de conteúdos
A criação de conteúdos também é uma etapa importante, sendo que muitos usuários chegam ao site através de uma pesquisa feita no Google em busca de respostas.
Um bom conteúdo deve ser original, relevante para o seu público-alvo (do contrário, não trará resultados), ser bem escrito e seguir as orientações de SEO – como respeitar a quantidade mínima de palavra recomendada, utilizando palavras-chave, separando o texto com o auxílio das heading tags, etc.
Estratégias de link building
O link building é uma forma de realizar troca de informações, complementando a experiência do usuário, levando para outras páginas relacionadas ao assunto.
Se você escreve bons conteúdos, tem bons contatos e quer melhorar o SEO do seu site, o link building é uma das maneiras de fazer isso acontecer.
Existem diversas estratégias de link building que você pode explorar, como replicar um conteúdo de seu concorrente, linkar conteúdos internos e externos, fazer guest post, realizar manutenção de links quebrados (que é tão importante quanto inserir novos links), dentre várias outras possibilidades.
Além de melhorar o seu relacionamento com seus concorrentes, o link building é uma forma de ajudar e ser ajudado ao mesmo tempo.
Contrate uma agência de SEO
A melhor maneira de cuidar do SEO de seu site é contratar uma agência de SEO, que é especializada no assunto e irá garantir que todos os processos acima conversem muito bem.
A agência é responsável por garantir que seus conteúdos sejam relevantes para o público-alvo, que as técnicas de otimização sejam aplicadas corretamente e boas conexões de link building sejam feitas.
Otimize o seu tempo e contrate uma agência de SEO.