Entenda os motivos dos gatos sempre estarem no banheiro

Entenda os motivos dos gatos sempre estarem no banheiro

A busca por atenção do tutor ou mesmo por água corrente são alguns exemplos

Quem tem um gato como animal de estimação possivelmente já se perguntou porque o bichano lhe segue todas as vezes que precisa ir ao banheiro, ou ainda ficou surpreso ao ver suas pegadas dentro do box. Afinal de contas, o que ele está “procurando” ali?

gatos sempre estarem no banheiro

Apesar de parecer um tanto quanto estranho para nós, é muito comum que os bichanos ajam dessa forma. Isso tanto pode ter a ver com a tentativa de chamar sua atenção enquanto tutor — seja para fazer carinho ou trocar a areia para gatos —, como também pode ser uma maneira de ele se refrescar em dias mais quentes.

Esse comportamento, que pode ter outras causas, deve ser observado com certo cuidado, já que pode significar que o seu pet precisa de mais carinho ao longo do dia ou mesmo de mais atividades para gastar energia. Veja a seguir o que há por trás das idas dos gatos ao banheiro.

Por que meu gato vai ao banheiro?

Por levar o título de animal que não gosta de água, é normal estranharmos a presença de um gato no banheiro. Só que, para quem pretende adotar um felino ou quem já tem um, é importante alertar: esse cômodo é um tanto quanto atraente para os nossos bichanos.

obrigado

A presença de água corrente, seja na pia ou no chuveiro, é o primeiro elemento de atração. Os gatos amam poder beber água dessa maneira — algo que remonta a seus ancestrais que bebiam água de lagos e rios. Logo, não é de se admirar que o seu gato apareça vidrado ao te ver abrindo a torneira.

Além disso, o cômodo chama atenção do gato por ser mais fresco que os demais ambientes da casa, já que, geralmente, não recebe tanta radiação solar, e, ao mesmo tempo, é um lugar muito menos movimentado. Os elementos presentes no local também podem soar como atrativos, seja o rolo de papel higiênico ou o box.

É provável também que o animal faça esse movimento de ida ao banheiro acompanhando seu dono. Nesses casos, pode ser que ele esteja querendo um pouco mais de carinho, sofrendo de ansiedade de separação ou até mesmo buscando se entreter com seu tutor.

Depositphotos 152029246 S

Como lidar com a situação?

Em primeiro lugar, é importante analisar qual o principal fator ou os fatores que estão motivando seu gato a ir ao banheiro. Se for tédio, por exemplo, você precisa oferecer mais atividades que o façam gastar energia, seja com brincadeiras ou com enriquecimento ambiental.

Se o problema for de dependência emocional ou ansiedade de separação, é interessante consultar um veterinário para lhe ajudar a amenizar esse quadro. O uso de fontes de água ou a distribuição de dois ou mais bebedouros pela casa também podem inibir, em parte, as idas do pet ao banheiro.

Depositphotos 226181372 S

Se a presença do animal lhe incomoda durante o seu momento de privacidade no cômodo, é importante estabelecer alguns limites e ensinar o gato que ele não deve entrar no banheiro. Você pode fazer isso fechando a porta com gentileza ou ainda dando reforço positivo com petiscos para que ele fique do lado de fora.

Mesmo que as “visitas” ao banheiro não lhe sejam incômodas, é preciso tomar alguns cuidados para evitar possíveis riscos à saúde e à vida do animal. Produtos de limpeza e cosméticos devem estar bem fechados e fora do alcance dos felinos, pois eles podem querer lamber os produtos, causando intoxicação.

Os armários, tampa do vaso sanitário e lixeira também devem ser mantidos fechados. Objetos cortantes, como lâmina de barbear e tesoura, devem ficar fora do alcance do bichano, bem como vidros e cerâmicas, que podem causar acidentes letais. Com esses cuidados, o seu gato poderá “usar” o banheiro com mais segurança.