Em sua essência, a conservação de energia é a prática de usar menos energia, a fim de reduzir os custos e reduzir o impacto ambiental. Isso pode significar usar menos eletricidade, gás ou qualquer outra forma de energia que você obtém de sua fornecedora.
Com recursos energéticos finitos disponíveis em nosso planeta, conservar ativamente energia quando possível é benéfico individualmente e para nossos sistemas de energia maiores.
Existem muitas maneiras simples de economizar energia e economizar dinheiro em casa.
Contents
Conservação de energia vs. eficiência energética
Enquanto a conservação de energia é a prática de tentar usar menos energia por razões ambientais e de custo, a eficiência energética significa usar produtos específicos projetados para usar menos energia.
Esses dois conceitos são inerentemente semelhantes, mas envolvem métodos diferentes.
Exemplos de conservação de energia incluem o uso de aparelhos inteligentes e lâmpadas economizadoras de energia em sua casa.
4 maneiras de economizar energia e eletricidade em casa
Aqui estão 4 maneiras de começar a conservar energia:
1. Ajuste seus comportamentos do dia-a-dia
Para reduzir o consumo de energia em sua casa e aumentar sua economia de energia, você não precisa necessariamente sair e comprar produtos energeticamente eficientes. A conservação de energia pode ser tão simples quanto desligar luzes ou aparelhos quando você não precisa deles.
Você também pode usar menos eletrodomésticos com uso intensivo de energia, realizando tarefas domésticas manualmente, como pendurar e secar suas roupas em vez de colocá-las na secadora ou lavar pratos à mão.
Os ajustes de comportamento que têm o maior potencial de economia é usar menos o ar-condicionado e tomar banhos nas água fria nos dias quentes.
Os custos de aquecimento do chuveiro e resfriamento do ar-condicionado constituem quase metade da conta de energia de uma casa, de modo que essas reduções na intensidade e frequência de aquecimento e resfriamento oferecem as maiores economias.
2. Substitua as lâmpadas
As lâmpadas incandescentes tradicionais consomem uma quantidade excessiva de eletricidade e devem ser substituídas com mais frequência do que suas alternativas energeticamente eficientes. Lâmpadas halógenas incandescentes, lâmpadas fluorescentes compactas e lâmpadas de diodo emissor de luz (LEDs) usam de 25 a 80% menos eletricidade e duram de 3 a 25 vezes mais do que as lâmpadas tradicionais.
Embora as lâmpadas energeticamente eficientes sejam mais caras, seu uso eficiente de energia e vida útil mais longa significam que elas custam menos a longo prazo.
3. Use seu fogão em vez de seu micro-ondas
Juntamente com outras tarefas domésticas, o reaquecimento de alimentos é um processo necessário e também de carga energética. Dependendo da sua preferência, um fogão pode preservar o sabor dos alimentos um pouco melhor.
Um micro-ondas utiliza muita eletricidade e muitas vezes utilzamos para aquecer leite, café e alimentos que poderiam ser aquecidos no fogão em pouco tempo.
4. Use luz natural
A iluminação é responsável por uma quantidade significativa de custos de energia e usar a luz do sol é uma maneira intuitiva de reduzir seu consumo de energia. Se você puder, é melhor ter janelas voltadas para o norte e para o sul, em vez de leste e oeste. Isso permite mais luz durante o dia. Embora as janelas voltadas para leste e oeste permitam uma luz solar mais direta, elas não são tão eficazes em deixar o calor entrar.
Por que conservar energia ?
A conservação de energia é importante e benéfica por muitas razões. Você pode economizar dinheiro, aumentar o valor da sua propriedade e proteger o meio ambiente, tudo através de medidas simples de economia de energia. Estes são grandes benefícios que você pode ganhar com a economia de energia, não importa a sua motivação exata para a conservação, em primeiro lugar. Ao simplesmente dar um pequeno passo para viver um estilo de vida mais consciente da energia, você pode começar a desfrutar de todas as vantagens de ser eficiente em termos energéticos.