Você está pensando em contratar um seguro de carro? Saiba quais as coisas básicas é preciso levar em consideração antes de fechar negócio com a seguradora de veículos, através das informações reunidas nesta página.
Os especialistas costumam dizer para você comprar o máximo de seguro de carro que puder. Isso provavelmente não é útil, a menos que você conheça o básico sobre como funciona o seguro automóvel – e quais coberturas você não pode economizar. Compare cotações de seguro de carro somente quando você entender as coberturas que são melhores para o seu veículo.
Por isso, é preciso realizar uma pesquisa sobre as coisas básicas que é preciso saber antes de fazer um orçamento para contratação de busca proteção veicular.
Contents
- 1 Por que o seguro de carro é importante?
- 2 Coisas básicas sobre seguro de carros
- 2.1 1. Coberturas diferentes
- 2.2 2. Fatores que afetam a taxa de seguro do carro
- 2.3 3. Os preços dos seguros variam por empresa
- 2.4 4. Se você deixar sua apólice expirar, pagará mais a longo prazo
- 2.5 5. Franquias
- 2.6 6. Descontos em seguros podem fazer a diferença
- 2.7 7. A cobertura afeta o que você paga
- 2.8 8. O carro que você dirige pode afetar suas taxas de seguro auto
Por que o seguro de carro é importante?
O seguro de carro é necessário porque oferece aos motoristas indenização por danos ao veículo causados por um acidente ou por outros perigos cobertos, como incêndio, queda de objetos, roubo, vandalismo ou outros acidentes.
Independente de dirigir um carro esportivo novo ou um sedã antigo, as chances de se envolver em um acidente estão sempre presentes. Acidentes acontecem o tempo todo por vários motivos e em graus variados, mas sempre custam dinheiro. Eles também podem causar ferimentos graves ou até mesmo a morte.
Se você não tem seguro de carro, está em sérios problemas – não só vai lhe custar caro em relação aos danos e contas médicas, mas também sua carteira de motorista pode ser revogada.
Coisas básicas sobre seguro de carros
Para ajudar a explicar os benefícios de ter um seguro de carro, reunimos esta lista de 8 razões pelas quais ele é importante e como funciona.
1. Coberturas diferentes
A diferença entre colisão e cobertura abrangente é que, a colisão é paga para reparar seu carro se você tiver culpa e geralmente é mais em conta. Já a cobertura abrangente pode realizar a cobertura de lacunas, assistência na estrada, reembolso de aluguel, cobertura médica, entre outras, muita proteção para um pequeno aumento de preço.
Há diferentes tipos de cobertura, você pode escolher desde a mais simples até a mais completa, ou serviço personalizado que permite a seleção de categorias como desejado pelo cliente.
2. Fatores que afetam a taxa de seguro do carro
As companhias de seguros de automóveis usam muitos critérios diferentes ao avaliar uma solicitação de seguro durante um orçamento. Cada seguradora de automóveis tem diretrizes sobre quais grupos de motoristas eles querem aceitar e quanto cobrarão daqueles grupos que consideram de maior risco.
As diretrizes são diferentes para cada empresa, o que significa que duas empresas comparando o mesmo driver podem chegar a conclusões muito diferentes.
Durante o processo de orçamento, os solicitantes de seguro de carro são colocados em um grupo com base em quanto dinheiro e quantos sinistros a seguradora acredita que pode ter que pagar. O orçamento é feito automaticamente por software nos bastidores.
Neste momento, a companhia de seguros examinará os registros do veículo motorizado para ver quantos acidentes ou multas um motorista recebeu. Muitas companhias de seguros também usam um relatório de histórico de seguro para ver se o motorista fez alguma reclamação de seguro de carro e quanto dinheiro foi pago.
Embora acidentes e violações só possam afetar as taxas que você recebe por três anos, muitas empresas olham para trás cinco anos ou mais ao decidir quais as indicações de planos de seguro para o cliente.
Além disso, muitas seguradoras de automóveis analisam o histórico de crédito do solicitante. Normalmente, os motoristas com histórico de crédito ruim ou sem histórico de crédito pagam mais.
3. Os preços dos seguros variam por empresa
As taxas de seguro de carro diferem significativamente de uma seguradora para outra. Isso porque cada seguradora usa sua própria fórmula para avaliar o risco e decidir quanto você paga pela cobertura. Isso significa que duas seguradoras não terão preços idênticos para a mesma apólice – muitas vezes, a diferença é de centenas de dólares. Então, se você não comparar as taxas, pode acabar pagando a mais.
O melhor plano é decidir quais coberturas e opções você precisa e fazer uma comparação para que possa encontrar um seguro auto barato que ainda ofereça cobertura suficiente.
4. Se você deixar sua apólice expirar, pagará mais a longo prazo
A maioria das companhias de seguros considera os motoristas licenciados, mas sem seguro, arriscados ou irresponsáveis. Por causa disso, se você deixar sua apólice caducar, provavelmente pagará mais quando for comprar o seguro do carro.
Para evitar isso, se você não quiser pagar pelo seguro ou estiver planejando deixar sua apólice expirar porque deseja trocar de seguradora de carro, certifique-se de comprar o seguro de carro antes que sua apólice atual seja cancelada.
5. Franquias
Os preços dos seguros são baseados em quanto dinheiro a seguradora acredita que poderia ter que pagar. Se você concordar em pagar uma parcela maior de seus próprios danos aumentando suas franquias, sua companhia de seguros de automóveis saberá automaticamente que não terá que pagar tanto por suas reivindicações.
6. Descontos em seguros podem fazer a diferença
A maioria das companhias de seguros oferecem descontos em seguros de automóveis para coisas como um registro de direção segura, recursos de segurança do carro, dispositivos antifurto, pagamentos eletrônicos e pagamento integral.
Certifique-se de ser recompensado por ser um motorista responsável comprando um seguro de carro que valorize seu histórico.
7. A cobertura afeta o que você paga
A maior parte do valor oferecido pelo seguro de carro geralmente vai para a parte de responsabilidade legalmente exigida da apólice. Normalmente, não é uma boa ideia reduzir essa parte para economizar dinheiro, porque você será responsável por qualquer quantidade de danos acima dos limites de sua apólice.
No entanto, outras coberturas, embora geralmente úteis, podem ser reduzidas ou eliminadas para reduzir o preço. Se você tem um carro antigo que não vale muito, ou se você não terá problemas para pagar por um carro novo, colisões e coberturas abrangentes podem não fazer sentido econômico.
8. O carro que você dirige pode afetar suas taxas de seguro auto
Muitas seguradoras usam dados como esse ao definir os preços do seu seguro. Por exemplo, se o carro que você dirige for caro para consertar, a empresa terá que pagar mais se você sofrer um acidente.
Por outro lado, se seu carro for extremamente seguro e proteger bem os ocupantes, sua companhia de seguros não terá que pagar tanto se você estiver envolvido em um acidente. Se o seu modelo de carro geralmente é menos provável de ser roubado, é menos provável que sua companhia de seguros de automóveis tenha que pagar para substituí-lo.
Todos esses fatores relacionados ao carro podem aumentar ou diminuir as cotações de seguro auto que você recebe, por isso faz sentido manter o seguro em mente ao comprar um carro.
É claro que, como as taxas são baseadas em muito mais do que apenas o carro que você dirige, sua taxa geral pode ser maior ou menor do que alguém dirigindo o mesmo carro, pois são avaliados aspectos como: idade do motorista, onde o automóvel ficar estacionado, região em que trafega, etc.