Apesar de que a sociedade avança em muitos sentidos, há alguns temas que continuam sendo um tabu. Um deles, do que as mulheres falam pouco, é a falta de desejo sexual.
Os problemas sexuais são muito mais frequentes do que pensamos: estima-se que entre 40% e 50% das mulheres foram vítimas de pelo menos um, independentemente da idade. De entre todas as deficiências, a falta de desejo sexual e a excitação destaca-se por ser a mais comum e, apesar de que você pode tentar, apenas um terço das mulheres chega a fazer uma consulta ao seu médico.
Hoje queremos romper com esses clichês e incentivar todas as mulheres a consultar um médico, caso se encontrem nesta situação, já que o baixo desejo sexual pode ter muitas causas e a maioria deles são evitáveis.
Contents
O que se entende por um falta de desejo sexual?
A sexualidade é uma parte muito importante da vida. De fato, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde sexual como o “estado de bem-estar físico, emocional, mental e social relacionado com a sexualidade”. Neste sentido, não tem que ver apenas com a reprodução, mas também com o prazer e a intimidade, já que influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas.
A falta de desejo sexual, a menos que seu companheiro não são motivos para pensar em uma libido baixa, mas que pode ser simplesmente que você poderá encontrar em momentos de seu ciclo de vida diferentes, com necessidades diferentes.
No entanto, se é um assunto que incomoda, causa frustração, estas três pistas podem indicar se há uma disfunção do desejo:
- Não sente interesse em nenhum tipo de atividade sexual, incluindo a auto estimulação.
- Nunca tem pensamentos fantasias sexuais.
- Esta ausência de desejo te causa decepção.
Por que ocorre a falta de desejo sexual?
A falta de desejo sexual tende a estar relacionado com aspectos fisiológicos, psicológicos, influências socioculturais e relações interpessoais.
Costuma ser mais comum em adultos pós-menopausa, mas, embora se saiba menos, também afeta mulheres jovens. Neste sentido, é importante eliminar certos mitos como o de que com a idade tende a diminuir a atividade sexual. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), 80% das mulheres de até 65 anos realizam práticas sexuais normalmente.
Em geral, há muitas explicações para uma diminuição do desejo sexual, algumas das mais comuns:
- O uso de certos medicamentos, como os contraceptivos orais da quimioterapia. Neste caso, é necessário consultar um médico para buscar alternativas de tratamentos adicionais.
- Algumas doenças, como a diabetes, a hipertensão
- Desconforto na hora de ter relações por secura e dor na área genital , é aconselhável o uso lubrificantes e hidratantes fisioterapia dos músculos da pélvis.
- O stress, a depressão, É aconselhável consultar um médico a necessidade de fazer terapia psicológica receber um tratamento.
- A gravidez, o parto, e quando se está a amamentar.
Dicas para recuperar o desejo sexual
Em primeiro lugar, é necessário saber o motivo da falta de libido para procurar uma solução adequada. Para isso, é recomendável consultar um especialista em saúde sexual, que avaliará todas as causas, tanto as mais evidentes como as menos, para oferecer um tratamento personalizado.
Existem algumas recomendações gerais para aumentar o desejo sexual que podem ser úteis:
- Reduzir o estresse e evitar a fadiga.
- Usar produtos específicos para isso. O tesão de vaca funciona, como um produto afrodisíaco e pode ajudar no problema pontual na falta de desejo sexual, mas que não funciona como um tratamento medico.
- Melhorar a comunicação com o seu parceiro. Falar das suas necessidades, inseguranças e preferências de cada um, pode ser de grande ajuda.
- Melhorar a qualidade de suas relações sexuais. As experiências prazerosas melhoram o desejo e perspectivas dos encontros sexuais posteriores. Por isso, é benéfico que você dedique tempo para as preliminares, procure aquilo que te estimule mais e te faça gostar.
- Consultar um profissional de saúde a possibilidade de tomar medicamentos.
- Tomar suplementos alimentares especialmente formulados para melhorar a falta de desejo sexual.
Se sente um baixo desejo sexual, quebra o gelo e converse com seu ginecologista. Com estes conselhos e sua ajuda, você estará no caminho de voltar a desfrutar de uma vida sexual plena.