Por mais que substituir dentes perdidos possa ser prioritariamente uma questão estética, a substituição de uma dentição é uma necessidade do nosso corpo.
A substituição em si é um processo simples e fundamental para a saúde bucal, independentemente de qual dente ou posição é que ele se encontra.
Não realizar essa substituição pode causar inúmeros problemas para a saúde bucal e digestiva do corpo. Confira.
Contents
Por que é preciso substituir um dente perdido?
Como falamos anteriormente, a não substituição dentária, seja por implantação ou prótese dentária, pode causar inúmeros problemas à saúde.
Esses problemas podem se desenvolver em duas vertentes: estética, arcada dentária e digestiva.
Isso porque cada dente possui um papel fundamental para manter um sorriso bem alinhado e para a mastigação de alimentos, já que quando isso não ocorre pode causar grandes estragos no estômago.
Por isso, quando se perde um dente é fundamental já realizar uma avaliação para efetuar a substituição o quanto antes, para que não prejudique e seja necessário realizar mais de um procedimento.
Caso tenha um plano odonto empresa, esse processo pode ser ainda mais ágil, já que é possível ter o acompanhamento de um dentista especialista e sem grandes custos adicionais.
O ideal é não prolongar o problema, pois quanto mais rápido a substituição, melhor será.
O que pode acontecer quando se perde um dente?
Por mais simples que seja a razão da perda de um dente, a falta dele pode trazer inúmeros problemas.
Entre eles, a ausência de um dos dentes pode facilitar a periodontite, já que aumenta as chances de machucar e causar inflamações. Por isso é fundamental ter um acompanhamento com um odonto pme.
Além disso, ter um sorriso incompleto pode afetar a autoestima e proporcionar uma insegurança em relação à própria imagem.
Esse tipo de problema, pode trazer consequências grandes para a rotina, podendo até prejudicar o seu relacionamento com pessoas próximas e até com estranhos.
Isso, sem mencionar que quando um dente cai os outros começam a mudar de posição e passam a articular do modo errado, podendo até causar danos ao ATM, proporcionando dores de cabeça.
Por isso, independentemente do tempo em que se perdeu o dente é fundamental fazer a restauração do dente, para que esse problema não se prolongue ainda mais, proporcionando ainda mais estragos para a sua saúde.
Por mais simples que pareça, é essencial ter um convenio odontologico empresarial para que possa ter toda a assistência necessária para casos de emergência, como a perda do dente.
O que leva a extração do dente?
Você já sabe que a perda de um dente pode prejudicar a saúde de uma pessoa. Mas, afinal, o que causa a queda ou extração de um dente?
Os dentes podem ser extraídos por inúmeros motivos, confira algum deles:
- Uma cárie muito profunda no dente;
- Uma infecção que destruiu parte do dente ou osso adjacente;
- Quando a arcada é menor;
- Não há espaço para todos os dentes em sua boca.
Muitos dentistas recomendam recuperar as inclusões de dentes que eram apenas parcialmente nascidos.
As bactérias podem ser cobradas em um dente parcialmente nascido, o que leva a uma infecção que pode ser estendida ao osso adjacente e torna-se um problema ainda mais sério.
Os dentes novos ainda estão tentando atravessar a gengiva, mesmo que não haja espaço suficiente para acomodá-los. A pressão constante causada por este esforço pode afetar as raízes dos dentes adjacentes.
A remoção de um dente evita futuras infecções e até mesmo danos aos dentes e ossos adjacentes.
O que acontece na extração do dente?
O primeiro passo antes da extração de um dente, é necessário passar por uma avaliação com o dentista que irá consultar se a extração é de fato a solução para o problema.
Além disso, ele irá consultar o seu histórico dentário para compreender melhor a causa e a necessidade da extração dentária.
Em caso de pacientes que possuem um plano dental para mei, poderá realizar um raio-x para ver o comprimento e o formato do dente e do osso adjacente.
De acordo com essas informações, o dentista poderá avaliar a necessidade de realizar o procedimento e decidir para qual especialidade o paciente será encaminhado.
No dia da extração o doutor irá anestesiar a região ao redor do dente. Feito isso, o dente é torcido e somente depois ele é extraído com apoio de pinças dentárias.
Após a extração do dente ser realizada, é necessário fazer um acompanhamento para ver qual procedimento será adequado para substituir o dente perdido.
Se você tiver acesso a um odonto empresarial ou até um plano odontológico simples, poderá facilitar o seu processo de agendamento, além de realizar procedimentos sem grandes custos ou estresse.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.